Facebook
Inserida numa zona predominantemente residencial, com forte crescimento na última década, a Casa da Agudela desenvolve-se num lote com 350m2, com três frentes, beneficiando de uma generosa exposição solar e da proximidade ao mar.
A resposta ao programa passou por uma adaptação dos desejos do cliente à configuração de uma casa com bastante carácter que resultasse numa edificação sóbria e racional.
Um volume forte, negro, onde são esculpidas aberturas, criando entradas de luz e pátios, potenciando as relações com o exterior e, especialmente, com a luz de sul e poente.
O corpo da garagem foi integrado na casa, criando um pátio de serviço a norte e uma passagem abrigada para entrada na casa, libertando o terreno a sul para zona de lazer, com piscina, deck e jardim.
A casa divide-se em três pisos, sendo o primeiro destinado às zonas comuns, com sala, cozinha, lavandaria e garagem. O piso intermédio alberga os quartos e escritório, e no vão do telhado é criada uma segunda sala, mais intima e reservada, que beneficia ainda de um terraço voltado a sul.
Local: Lavra, Matosinhos
Área terreno: 350m2
Área bruta construída: 320m2
Data: 2010-2011
Projecto: FXB2 Arquitectura e Engenharia
Equipa de Projecto:
Rui Cerqueira Barros _ arq.
César Barros _ eng.
Joaquim Barros _ eng.
Paulo Duval Sobreira _ arq.
Fernando Barbosa
Eugénio Pinto
Construção: Crivo d’Ideias
Créditos Fotográficos: José Campos